Liderança na Comunidade Eclesial

Um gestor que sabe cuidar de sua paróquia ou comunidade, lidera de forma íntegra e honesta, pois é fundamental ter o conhecimento e utilizar de estratégias para concretizar seus objetivos. Em uma definição possível, ter visão estratégica é não limitar as possibilidades de ampliar o ambiente em que atua. É saber compreender seu espaço e conquistar soluções para que seu gerenciamento obtenha êxito.

Por isso, fomentar valores, projeções, são táticas que alargam a arte de compreender a dinâmica administrativa em sua instituição. É uma forma de potencializar sua missão e favorecer que seus colaboradores estejam alinhados com o seu jeito de liderar.

De fato, todo líder exerce seu papel de forma que desenvolva suas competências inerentes ao perfil de trabalho que promove em sua instituição. A priori, seu ministério consiste em mobilizar pessoas, seus colaboradores e parceiros fiéis, para se comprometam com a missão de sua comunidade.

Na verdade, a liderança é responsável pelos resultados alcançados, e liderar é uma questão de fazer, de concretizar, buscando as mais significativas formas de explorar suas possibilidades e aprendizagem.

Eis uma sugestão: liderar com atitude e discernimento, porque diante de tantos desafios, exercer o papel de gestor é construir com sabedoria, do ponto de vista espiritual, a confiança que os membros da comunidade depositam em seu trabalho.

Desenvolver habilidades é uma questão que envolve proatividade e espírito inovador. É saber trabalhar na corresponsabilidade e superar dificuldades que porventura afetam sua estrutura e plano de ação.

Por isso, temos em cada dia a oportunidade de avaliar nossa proposta de trabalho e missão, pois ao longo da jornada encontrará pistas fundamentais para o seu crescimento pessoal e comunitário, como o empoderamento na ação pastoral, a resiliência na vida paroquial, as boas práticas do gestor eclesial, uma nova metodologia de trabalho que construa pontes, o aprofundamento sobre o exercício pastoral etc.

Enfim, são algumas estratégias que ilustram nossa caminhada diária, e o Congresso Nacional de Gestão Eclesial desse ano, que acontecerá de 14 a 17 de agosto de 2018, em Aparecida-SP, propõe um encontro com estas e outras sugestões que farão a diferença em seu exercício ministerial, como em sua missão de pároco. Acesse o nosso site www.conage.com.br e saiba mais sobre esse CONAGE e se inscreva, pois esse ano o congresso apresentará muitas novidades no conteúdo.

Para se inscrever, entre em contato conosco:

[email protected]
(12) 3311-0665 ou (12) 99640-1989 (WhatsApp)

Marcelo dos Santos
Revista Paróquias

Últimos Artigos

Faça um comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Digite e aperte Enter para procurar